O portal Movimento Econômico veiculou, na segunda-feira (21/10), uma matéria sobre a crescente demanda por serviços de data center e…
O portal Movimento Econômico veiculou, na segunda-feira (21/10), uma matéria sobre a crescente demanda por serviços de data center e os insumos deste mercado, sendo a energia o principal deles. Entrevistado pela jornalista Patrícia Rapozo, o CEO da Um Telecom destacou o diferencial da Região Nordeste para receber essas infraestruturas ao ter condições de atendê-las com energia limpa. “Os negócios de data center estão em crescimento no mundo. No Brasil, não temos nem 50 data centers Tier III (de alto padrão de segurança). Só nos Estados Unidos são quase 1.800. O Nordeste, por deter uma matriz energética limpa, oferece todas as condições para se tornar um hub de data center no Brasil”, sustenta Rui Gomes, CEO da Um Telecom.
A publicação abordou também o investimento de R$41 milhões, que está sendo feito pela Um Telecom, na construção de data center Tier III no Recife, que entra em operação em 2025. Com três fases de expansão programadas, a unidade terá um custo final de R$150 milhões. O data center da Um Telecom será instalado a 1,5 km de uma subestação de energia, que tem 50 Megawatts (MW) de disponibilidade. Na fase inicial, vai consumir 3 MW, mas chegará a 5 MW na etapa final. A subestação tem espaço para crescer, a questão é se a rede do Sistema Interligado aguenta entregar o insumo.
Para ler a matéria completa, acesse: https://movimentoeconomico.com.br/especiais/negocios-de-data-center-prosperam-no-nordeste-mas-energia-preocupa/