Logo UmTelecom

Futuro da infraestrutura digital do Brasil em debate no Rec’n’Play

Foto do autor
Mariana Araujo
16 de outubro de 2025

Futuro da infraestrutura digital do Brasil em debate no Rec’n’Play

Foto do autor
Mariana Araujo
16 de outubro de 2025

Com foco na consolidação de um novo polo de infraestrutura de dados no Nordeste, A Um Telecom, através da subsidiária Atlantic Data Centers, e a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), promoveram no dia 15 de outubro, a “Trilha de Infraestrutura Digital”, uma série de painéis durante o Rec’n’Play, no museu Cais do Sertão, no Recife. O evento vai reuniu especialistas do setor público e privado para debater o papel estratégico dos data centers, da conectividade e da energia limpa na transformação digital do país, elementos essenciais para ampliar a competitividade e a autonomia tecnológica do Brasil.

O evento contou com três painéis que abordaram desde os bastidores da transformação digital até políticas públicas e soluções energéticas para o setor. Entre os participantes, representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), Anatel, Baterias Moura, Atiaia Energia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), além de executivos da Atlantic Data Centers, NewSupri, EBM Engenharia e Associação Brasileira de Data Centers (ABDC).

Segundo Caio Segalla, gerente de relacionamento da ABDC, a descentralização da infraestrutura digital representa um novo capítulo para o Brasil. “Fortalecer o Nordeste como polo de conectividade é estratégico para equilibrar o desenvolvimento tecnológico, promover inclusão digital, atrair investimentos e impulsionar a economia local”, afirmou.

De acordo com Daniel Gomes, COO da Um Telecom e CEO da Atlantic Data Centers, o evento reforçou o compromisso da empresa e das entidades do setor em contribuir para o fortalecimento do ecossistema digital no país. “O Nordeste reúne condições estratégicas para se tornar um polo de infraestrutura de dados, conectando o Brasil ao mundo com eficiência e sustentabilidade. Nosso objetivo é fomentar esse diálogo e unir os diferentes atores que fazem parte dessa construção”, declarou.

O primeiro painel, “Por trás da Transformação Digital: como Data Centers e Conectividade moldam o Brasil do futuro”, foi realizado com a participação de Decílio Sales (CEO da Polotech e General da reserva do Exército Brasileiro), Diego Rojas (Atlantic Data Centers), José Muniz Junior (NewSupri) e Índio Chagas (EBM Engenharia/ABDC). O debate foi mediado por Caio Segalla (Gerente de Relacionamento da ABDC) e tratou da infraestrutura que sustenta a digitalização do país, como cabos submarinos, data centers e nuvem, e dos desafios para tornar o Brasil mais conectado e competitivo.

O segundo painel teve como tema “Energia para o futuro digital: a matriz elétrica brasileira e o papel dos data centers na nova economia global” e discutiu a interseção entre energia limpa e tecnologia. Mediado por pelo secretário executivo de Energia de Pernambuco, Guilherme Sá, o encontro contou com Rodrigo Assunção (Atiaia Energia), Felipe Ramos (Baterias Moura) e Fabrício Nourinho (ONS), abordando soluções para um setor elétrico mais sustentável e preparado para a expansão dos data centers no país.

Encerrando a programação, o painel “Conectando o Brasil: Políticas Públicas para Cabos Submarinos e Data Centers”, reuniu Alexandre Ataíde Oliveira (Anatel), Guilherme Sá (SDEC-PE), Gilberto Freyre Neto (IPERID) e Eduardo Salvador (ATI/PE), com mediação de Raquel Scarano (Um Telecom). A conversa discutiu políticas públicas e incentivos para impulsionar investimentos em infraestrutura digital e consolidar o Brasil, especialmente o Nordeste, como hub digital da América Latina.

blog

Últimas do Blog