
Com foco na consolidação de um novo polo de infraestrutura de dados no Nordeste, A Um Telecom, através da subsidiária Atlantic Data Centers, e a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), promoveram no dia 15 de outubro, a “Trilha de Infraestrutura Digital”, uma série de painéis durante o Rec’n’Play, no museu Cais do Sertão, no Recife. O evento vai reuniu especialistas do setor público e privado para debater o papel estratégico dos data centers, da conectividade e da energia limpa na transformação digital do país, elementos essenciais para ampliar a competitividade e a autonomia tecnológica do Brasil.
O evento contou com três painéis que abordaram desde os bastidores da transformação digital até políticas públicas e soluções energéticas para o setor. Entre os participantes, representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), Anatel, Baterias Moura, Atiaia Energia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), além de executivos da Atlantic Data Centers, NewSupri, EBM Engenharia e Associação Brasileira de Data Centers (ABDC).
Segundo Caio Segalla, gerente de relacionamento da ABDC, a descentralização da infraestrutura digital representa um novo capítulo para o Brasil. “Fortalecer o Nordeste como polo de conectividade é estratégico para equilibrar o desenvolvimento tecnológico, promover inclusão digital, atrair investimentos e impulsionar a economia local”, afirmou.
De acordo com Daniel Gomes, COO da Um Telecom e CEO da Atlantic Data Centers, o evento reforçou o compromisso da empresa e das entidades do setor em contribuir para o fortalecimento do ecossistema digital no país. “O Nordeste reúne condições estratégicas para se tornar um polo de infraestrutura de dados, conectando o Brasil ao mundo com eficiência e sustentabilidade. Nosso objetivo é fomentar esse diálogo e unir os diferentes atores que fazem parte dessa construção”, declarou.

O primeiro painel, “Por trás da Transformação Digital: como Data Centers e Conectividade moldam o Brasil do futuro”, foi realizado com a participação de Decílio Sales (CEO da Polotech e General da reserva do Exército Brasileiro), Diego Rojas (Atlantic Data Centers), José Muniz Junior (NewSupri) e Índio Chagas (EBM Engenharia/ABDC). O debate foi mediado por Caio Segalla (Gerente de Relacionamento da ABDC) e tratou da infraestrutura que sustenta a digitalização do país, como cabos submarinos, data centers e nuvem, e dos desafios para tornar o Brasil mais conectado e competitivo.
O segundo painel teve como tema “Energia para o futuro digital: a matriz elétrica brasileira e o papel dos data centers na nova economia global” e discutiu a interseção entre energia limpa e tecnologia. Mediado por pelo secretário executivo de Energia de Pernambuco, Guilherme Sá, o encontro contou com Rodrigo Assunção (Atiaia Energia), Felipe Ramos (Baterias Moura) e Fabrício Nourinho (ONS), abordando soluções para um setor elétrico mais sustentável e preparado para a expansão dos data centers no país.

Encerrando a programação, o painel “Conectando o Brasil: Políticas Públicas para Cabos Submarinos e Data Centers”, reuniu Alexandre Ataíde Oliveira (Anatel), Guilherme Sá (SDEC-PE), Gilberto Freyre Neto (IPERID) e Eduardo Salvador (ATI/PE), com mediação de Raquel Scarano (Um Telecom). A conversa discutiu políticas públicas e incentivos para impulsionar investimentos em infraestrutura digital e consolidar o Brasil, especialmente o Nordeste, como hub digital da América Latina.
