Logo UmTelecom

Um Telecom destaca visão estratégica para o futuro da infraestrutura digital no DCD Connect 2025

Foto do autor
Mariana Araujo
06 de novembro de 2025

Um Telecom destaca visão estratégica para o futuro da infraestrutura digital no DCD Connect 2025

Foto do autor
Mariana Araujo
06 de novembro de 2025

A Um Telecom marcou presença no DCD Connect 2025, um dos mais importantes eventos globais sobre data centers e infraestrutura digital. O CEO da companhia, Rui Gomes, participou do DCD Talks, onde compartilhou sua trajetória de 25 anos dedicada à expansão da conectividade no Brasil e apresentou a visão que orienta o crescimento da Um Telecom e da Atlantic Data Centers.

No encontro, Rui relembrou a jornada que consolidou a empresa como uma das principais provedoras de infraestrutura digital do Nordeste, com mais de 22 mil km de fibra óptica interligando a região. Também destacou o avanço da subsidiária Atlantic Data Centers, que esta construindo o primeiro data center escalável com certificado Tier III de Pernambuco. O projeto nasce com a missão de posicionar o estado e todo o Nordeste como um hub estratégico de dados no país.

Durante o painel, temas como cultura organizacional, propósito, liderança e gestão ganharam espaço. A discussão sobre o futuro da infraestrutura digital que guiou a conversa. Rui reforçou a importância de um modelo descentralizado, sustentável e ancorado em energia limpa, capaz de fortalecer o protagonismo nordestino no cenário tecnológico nacional.

O evento também contou com a participação do CSO da Um Telecom e COO da Atlantic Data Centers, Joe Bergamaschine, que participou do painel “O boom dos data centers e da IA no Brasil – Como o segmento de conectividade óptica será impactado?”, durante o DCD>Connect | Brasil 2025. O encontro reunirá lideranças do setor para discutir como o avanço da inteligência artificial está transformando a infraestrutura digital e exigindo novas soluções em conectividade óptica, com participação de alguns dos principais players do Brasil e da América Latina.

Para Rui, os debates reforçam uma direção clara. “Em 2030, quero ver o Nordeste reconhecido como um polo de inovação, energia e dados e ver Recife no mapa global da infraestrutura digital. Porque o futuro digital do Brasil pode e deve começar pelo Nordeste”, avaliou.

blog

Últimas do Blog